Quando sua banda toca uma música, você toca da mesma maneira todas as vezes? Se não, você deve. Aqui está o porquê...
Tudo pode ser resumido em uma palavra chamada "previsibilidade." Muitos bateristas nunca vão tocar uma música da mesma forma duas vezes. Isto, muitas vezes, “dá uma rasteira” nos outros músicos, potencialmente causando uma variação no andamento ou aumentando as chances de ocorrer um equívoco.
Como baterista, é de sua inteira responsabilidade fornecer a base para a música. Isto significa que tudo que você faz por trás do kit de bateria é vital. Qualquer coisa que você fizer fora do comum, ou algo que a outros músicos não estão acostumados a ouvir, realmente tem o potencial de estragar as coisas.
Experimentar é definitivamente uma coisa boa, e é por isso que nós praticamos, mas na hora de tocar, as experiências ficam de fora. Você deve decidir o que vai fazer e depois cumpri-lo. Nunca faça algo que os outros músicos não estão esperando ou você pode acabar criando uma situação de caos.
Previsibilidade é extremamente importante! Os outros músicos devem saber o que você vai fazer antes de fazer isso. Um baterista excepcional é previsível, preparado e organizado. Pessoalmente, sempre me incomodou quando um companheiro de banda vinha tocar conosco e não estava preparado. Não é justo com os outros membros da banda que estão preparados para o trabalho.
Tem-se dito que, quando a preparação e oportunidade se encontram, ocorre o sucesso. Eu não sei que tipo de "sucesso" você está esperando, mas uma coisa é certa, quando a oportunidade bater à sua porta, será mais provável você encontrar-se com ela, se você for uma pessoa preparada e organizada.
discordo em parte, eu por exemplo estudo batera, e estou tocando um groove normalmente, entretanto conforme for evoluindo obvio q vou querer aplicar algumas coisas diferentes na musica, se nao pra que estudar? no meu casa estou estudando paradidle, daqui a pouco vou coloca lo em algumas musicas, nao vou passar horas estudando uma coisa pra depois nao usar, minha opiniao abraços
ResponderExcluirEntendo que é bom conciliar as duas coisas,ensaio existe pra isso,prepara tudo no ensaio,cria,testa idéias e define com todos os outros músicos ali,aí quando chegar a hora e for pra valer vai estar preparado e organizado daí então você chega dispara e pronto. Trabalho Feito. Faço isso inclusive em gravações. Paz de Cristo a todos. Abraços
ResponderExcluir