Leitura - parte 2
SemínimaVamos dar início à leitura musical conhecendo uma figura chamada semínima. Não entrando ainda no mérito de fórmulas de compasso, vamos assumir que a *semínima vale 1 tempo. Então temos uma semínima para cada pulso:
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig11-seminima-amostra.png)
*Dependendo da fórmula de compasso, a semínima pode ter outro valor. Este conceito será facilmente compreendido mais tarde.
Clique aqui e ouça uma seqüência de semínimas tocadas num piano
Clique aqui e ouça uma seqüência de semínimas tocadas na caixa da bateria
Clique aqui e ouça uma seqüência de semínimas tocadas na caixa da bateria
Percebeu a diferença? O que aconteceu? Cada instrumento tem suas características próprias dependendo do material o qual é constituído. Na bateria temos uma enorme variedade de instrumentos, conseqüentemente temos uma enorme variedade de materiais com ressonâncias diferentes. Por exemplo, um tom de 14” tem uma ressonância maior do que um de 8”. Um cowbell tem uma ressonância menor do que um prato de 16”. Assim, no piano, uma semínima “ressoa” pelo tempo inteiro enquanto que em uma caixa de bateria ela resulta num som mais “seco”, chamado de Staccato.
Voltando à semínima, vamos começar estudando de uma maneira que nos ajude a memorizar o seu “valor real”. Para este exercício, use um surdo ou um prato de ataque para que você possa perceber a ressonância do instrumento. Simplesmente toque as semínimas e perceba que o som de uma batida se junta ao som da próxima batida.
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig12-seminima-exercicio.png)
Do mesmo modo que registramos graficamente um som, podemos registrar um período de silêncio. Este símbolo recebe o nome de Pausa (conhecida também como Figura Negativa) e tem a mesma duração da Figura. Portanto, se uma semínima oferece 1 tempo de som, a pausa de semínima oferece 1 tempo de silêncio.
Para podermos produzir o valor real da semínima e pausa de semínima vamos fazer um exercício semelhante ao anterior. A diferença é que aqui, nós interrompemos o som do surdo ou do prato quando aparece a pausa. Note que não devemos parar o som antes ou depois da pausa. É exatamente “em cima dela” que o som é interrompido.
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig13-pausa-de-seminima.png)
Para fixar os conceitos vistos até aqui, pratique este exercício:
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig14-seminima-e-pausa-exercicio.png)
Compasso
Até aqui você viu a duração exata da semínima e pausa de semínima. Agora vamos simplesmente agrupar essas figuras numa certa quantidade, por exemplo, de duas em duas, de três em três, de quatro em quatro, etc. Cada grupo vai formar o que chamamos de Compasso. Na partitura os compassos são divididos a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. Estas linhas recebem o nome de Barras de Compasso.
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig15a-barras-decompasso.png)
A figura abaixo mostra compassos de dois, três e quatro tempos:
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig15b-tabela-comparadora.png)
Podemos combinar também as semínimas com as suas pausas:
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig16-tabela-comparadora-com-pausas.png)
Compasso simples
Como você deve ter notado, na figura anterior aparecem dois números em forma de fração, logo após a clave. Estes números são chamados de Fórmula de Compasso. Vamos nos aprofundar neste conceito um pouco mais adiante. Por enquanto, perceba somente que, num Compasso Simples, o numerador (número de cima da fórmula) representa a quantidade de tempos que o compasso possui. Note que é a quantidade de tempos e não a quantidade de notas!
Pratique os exercícios abaixo prestando atenção em tudo o que falamos até agora:
Use um surdo ou prato de ataque;
Interrompa o som nas pausas;
Preste atenção no numerador da fórmula de compasso;
Conte os tempos em voz alta.
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig17-exercicio-bin%C3%A1rio.png)
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig18-exercicio-tern%C3%A1rio.png)
![](http://batera.com.br/contents/estudos/Fig19-exercicio-quatern%C3%A1rio.png)
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